Fim de semana romântico à Paris - 2 éme jour

15:11 Mónica 0 Comments

Pormenor dos jardins de Versailles
Sábado, 14 de abril de 2012
Depois de um revitalizante pequeno-almoço no hotel, partimos à redescoberta de Paris. Já cá havia estado duas vezes e confesso que em nenhuma das vezes anteriores encontrei o brilho parisiense da cidade luz. Para visitar Paris é preciso estar-se apaixonado. Se pretende visitar esta cidade, espere para visitá-la na companhia do seu amor, vai ver, que como eu, vai finalmente encontrar a sua magia. Como eu ia dizendo, lá partimos os quatro estarolas a caminho de Paris. Antes de chegar à Île, passamos por Versalhes, coisa que nunca havia feito, (condicionante de quem viaja de avião e fica apenas no centro da cidade, vá por mim, alugue um carro!), para visitar os seus magníficos jardins.


Palácio de Versailles
Aqui, para além de se respirar os aromas das várias flores, respira-se também história a cada canto e recanto do palácio, imaginam-se os passeios de Napoleão ou mesmo de Marie Antoinet aqui desfrutados  e ouvem-se os concertos harmoniosamente orquestrados entre as cores primaveris. Entretanto abre-se o apetite para o almoço.
Vista sobre o palácio, visto do lago da Piéce de l'eaux des Suisses

O amor anda no ar, e no lago...
 Vedettes de Paris, companhia escolhida para o passeio sobre o Sena
Torre Eiffel
 E, como em "França faz como os franceses", juntamo-nos aos vários grupos que picnicavam junto ao lago na Piéce de l'eaux des Suisses, mesmo em frente aos jardins palacianos. Manhã passada, seguimos para o centro de Paris, e como o fim de semana é curto para conhecer toda a cidade, decidimos usufruir tranquilamente de um passeio de barco pelo rio Sena, espreitando aqui e ali alguns edifícios históricos da cidade. À saída, mesmo em frente à Torre Eiffel, desistimos da sua subida tal eram as filas para a sua ascensão. O fato de só terem um dos elevadores em funcionamento também ajudou à festa, não fossem as filas já normalmente serem impeditivas.
Le Grand Arch, em La Defense, alinhado pelo Arco do Triunfo
Depois da parte antiga, fomos conhecer a parte mais moderna da cidade: La Defense, o maior centro financeiro do país, que abriga alguns dos maiores edifícios de Paris. Passeamos pelos monumentais arranha-céus, e aproveitamos para jantar no centro comercial. Mais uma vez tive a oportunidade de provar a "simpatia" parisiense, e o atendimento "vip", de um funcionário "atencioso".


Torre Eiffel, vista noturna
Com o cair da noite, voltamos ao centro, onde o movimento e a agitação ganham novas cores com o acender das luzes da torre outrora mais alta de Paris. É fascinante ver o seu pisca-pisca intermitente, observar a cidade toda iluminada e... a densa fila, que mesmo com o frio que se faz sentir, se aglomera junto à torre. De novo, fizemos marcha atrás e continuamos no passeio pela cidade, partilhando da mesma animação vivida junto à Rua Augusta, onde se situam os mais famosos cabarés como o Moulin Rouge, o LIDO e o Crazy Worse.
A imagem fala por si, a multidão aguarda para ver o can-can
Ofuscados com os neons, voltamos ao hotel para o mericidíssimo descanso... ou não! A euforia vivida no quarto ao lado só permitiu a chegada do João Pestana depois das 3h da madrugada. Haja energia!



0 comentários: