Vive la baguette!!!
Imagens como esta são comuns de ver em França. Em cada esquina das ruas parisienses encontramos as tradicionais boulengeries… nas suas montras, perfeitamente organizadas, desfilam variadíssimos tipos de pão. A rainha é sem dúvida a Baguette.
A receita original, de francesa tem pouco. Esta foi levada para França por Marie Antoinette, que era austríaca, pelas mãos dos seus padeiros que usavam a chamada técnica poolish. Segue então a dita receita, para quem é fiel à tradição.
Ingredientes para a massa poolish:
170 g de farinha T65;
170 g de água;
2 g de fermento.
Para a restante massa:
330 g de farinha T65;
180 g de água (a 30 ° C);
12 g de sal;
4 g de fermento.
Comece por preparar o poolish entre 10 a 12 h antes de fazer a massa. Para isso, dissolva o fermento em água e misture-a com uma colher de à farinha até obter uma mistura homogénea. Cubra esta massa com plástico e deixar repousar.
Depois do tempo passado, faça a massa da baguete, dissolvendo o fermento em água morna.
Misture agora todos os ingredientes e também o poolish e amasse a massa à mão durante 15 minutos ou então use a máquina. Deixe a massa repousar por uma hora num recipiente coberto com pano húmido. Findo esse tempo, Dobre a massa para retirar o ar e depois dividia em 3 partes iguais e deixe a massa descansar por mais 15 minutos.
Modele cada tira de massa e dobre-a sobre si mesma. Em seguida, role a massa para esticá-la. Coloque sobre um pano enfarinhado e deixe descansar, coberta cerca de uma hora e meia. Coloque no forno um recipiente com água quente e pré-aqueça a 250 ° C, o vapor de água é necessária para cozer pão e para o deixar com uma crosta crocante. Coloque a massa numa assadeira enfarinhada e incise-os com uma lâmina de barbear.
Coza as baguettes a 250 ° C durante 3 minutos, em seguida, reduza o forno a 240 ° C durante 30 a 35 minutos.
Verifica-se que está cozido quando ganha cor e soa oco quando se bate no pão. Deixe arrefecer sob uma base de arame antes de servir.
Verifica-se que está cozido quando ganha cor e soa oco quando se bate no pão. Deixe arrefecer sob uma base de arame antes de servir.
0 comentários: