Receitas Madeirenses/Recipes from Madeira

17:56 Mónica 0 Comments

Se há coisas que me dão prazer na vida duas delas são sem qualquer dúvida viajar e comer. Viajar traz consigo sempre o prazer da descoberta de um outro sabor, de mais uma delicadeza de sentidos, aprumado muitas vezes por mãos ancestrais e que vão passando de geração em geração até aos dias de hoje. Resumindo e concluindo eu sou mesmo é gulosa, e, sempre que posso, vou provando as iguarias dos locais por onde passo, como se visitá-los apenas não fosse o suficiente para os conhecer (bela desculpa!!!).  Assim vou colecionando receitas que guardo religiosamente para depois presentear as cobaias que vem jantar cá em casa…
As minhas últimas aquisições da já extensa coleção vieram diretamente da Madeira por correio de avião.
Os meus dias na ilha começaram muitas vezes com um pequeno-almoço que incluíam algumas dessas iguarias.  Perdi a conta aos deliciosos pacotes de broinhas que devorei, aos bolos do caco com tudo de que se o pode rechear, aos bolos caseiros servidos nos café e salões de chá, às deliciosas refeições de especialidades típicas como o peixe-espada e as espetadas em pau de loureiro d’”As Vides”, e às sobremesas, sempre elaboradas com os  seus exóticos frutos.  Aqui ficam algumas receitas que provei, só para abrir o apetite:
O PÃO

Bolo do Caco

bolo do caco é um dos produtos mais conhecidos do arquipélago da Madeira. Embora possa parecer, não se trata de um bolo mas sim de um pão que acompanha todas as refeições madeirenses. Pode ser servido de várias maneiras, sendo a mais comum a que é apresentada nos restaurantes como entrada, barrado com manteiga e alho, depois de aquecido na chapa. Ao longo da marginal é possível encontrar locais onde o bolo do caco é servido como pão com chouriço (eu comi aquando da ida ao Curral das Freiras) ou como base para sandes como as que provei: bolo do caco com carne em vinha de alhos e prego no prato com bolo do caco. Ficou por provar bolo do caco com compota…mas está nos planos!

Ingredientes:
1 Kg de farinha
750 Gr de batata-doce
25 Gr de Fermento de padeiro
1 pitada de Sal
Água

Descasque as batatas, leve a cozer em água e reduza-as a puré.
Desfaça o fermento em 150 ml água e junte o sal. Coloque a farinha numa superfície limpa e faça um buraco no meio. Coloque aí a batata-doce e o fermento. Deixe a massa fermentar durante duas a três horas em ambiente quente.
Numa superfície polvilhada com farinha, divida a massa em pequenas porções e espalme-as. Cozinhe em frigideira alta ou no caco (frigideira de pedra mole, típica da Ilha da Madeira), voltando dos lados, e rodando até ficarem leves e bem cozidos (pode ainda cozer o bolo de caco numa chapa bem quente).

Servida barrada com manteiga de alho, salsa picada e um pouco de sal.
Com chouriço

Prego no bolo do caco

Com Carne em vinha d'alhos

OS DOCES

Broas de mel de cana

1 kg de farinha
500g de açúcar
250g de manteiga
250g de banha
4 ovos
2 c chá de bicarbonato de sódio
5 c. sopa de mel de cana
raspa de 1 limão
2 c. chá de canela pó
noz-moscada

Pré aqueça o forno a 190º e forre um tabuleiro com papel vegetal.
Misture todos os ingredientes começando pelos secos e a raspa do limão, incorpore as gorduras , junte os ovos e o mel e mexa muito bem até a massa se despegar do fundo.
Molde bolinhas e coloque no tabuleiro com alguma distância entre elas. Leve ao forno por 15 a 20 min.

Queijadas da Madeira
Não foi das receitas que mais gostei, por ter requeijão, da qual não sou fã, de qualquer forma aqui está a receita:

Ingredientes
250 g de farinha de trigo ;
250 g de manteiga ;
2 colheres de sopa de açúcar (rasas) ;
Para o recheio:
500 g de requeijão ;
500 g de açúcar ;
12 gemas de ovos ;
2 claras

Depois de peneirar  farinha com o açúcar, junte a manteiga até obter uma massa bem ligada. E deixe a massa repousar durante 4 ou 5 horas.
Passe o requeijão por uma peneira fina, adicione o açúcar e mexa bem. Junte as gemas uma a uma, mexendo bem entre cada adição. Adicione as claras. Bata tudo até o preparado ficar bem homogéneo.
Estenda a massa de forma a ficar muito fina e corte aos quadrados. No centro de cada quadrado coloca-se uma colher do recheio preparado. Dobre as pontas da massa sobre o recheio, de modo a ficar visível o centro.
Coloca-se cada queijada sobre um quadrado de papel manteiga, que por sua vez se coloca sobre um tabuleiro.
Leve as queijadas a cozer em forno bem quente e à saída do forno unte a massa com manteiga.

Bolo de Mel da Madeira

O mais conhecido dos bolos desta região autónoma
Diz a tradição, ainda cumprida em alguns casos que este bolo fosse preparado no dia 8 de Dezembro, na celebração do dia de Nossa Senhora da Conceição, de forma a estar bom no Natal. Embora se possa encontrar este produto em várias superfícies comerciais do continente, deixo aqui ficar a receita para os mais audazes…

Ingredientes:
2,5 kg de farinha ;
1 kg de açúcar ;
750 g de banha ;
500 g de manteiga ;
25 g de erva-doce ;
50 g de canela ;
12 g de cravinho-da-índia ;
12 g de cravo-de-acha ;
1 colher de chá de mistura de especiarias ;
2 kg de nozes (com a casca) ;
250 g de miolo de amêndoa ;
50 g de cidrão ;
5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ;
250 g de pão de massa ;
1,8 litro de mel de cana (cerca de 2 garrafas e meia de melaço) ;
1 cálice de vinho da Madeira ;
4 laranjas

No dia anterior ao da confecção prepare o fermento com 250 g de farinha, 1 dl de água tépida e 10 g de fermento de padeiro. Envolva este o fermento num pano depois de passado por farinha e deixe ficar em sítio quente de um dia para o outro.
No dia seguinte, peneire as especiarias previamente pisadas; corte as amêndoas, as nozes e o cidrão em pedaços; dissolva o bicarbonato no vinho da Madeira; derreta as gorduras no mel quente; raspe a casca das laranjas e esprema o sumo.
Peneire a farinha e o açúcar para dentro de um alguidar grande, faça uma cova ao meio e deita-se aí a massa de fermento. Quando a farinha e o fermento estiverem bem misturados, junte o mel apenas morno (juntamente com as gorduras) e amasse.
Junte os frutos, o vinho da Madeira, o sumo, a raspa das laranjas e as especiarias. Amasse até  se desprender do alguidar. Abafe com um pano e um cobertor e deixe levedar em sítio morno, a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias. Depois divida a massa em porções de 250, 500 ou 750 g conforme o tamanho dos bolos. Coloque estas porções de massa em formas redondas, direitas e baixas e muito bem untadas e leve a cozer em forno bem quente, depois de enfeitar a superfície com meias nozes, ou amêndoas ou pedaços de cidrão.
Depois de cozidos e frios, embrulhe em papel vegetal ou celofane e guarde em caixas. Estes bolos podem conservar-se durante um ano inteiro.

Caramelo da Madeira

Ingredientes:
425g de açúcar
125g de margarina
400g de farinha com fermento
3dl de leite
3 ovos grandes

Após caramelizar 125g de açúcar num tacho, retire-o do lume, adicione o leite, mexendo até dissolver. Bata a margarina com o restante açúcar e as gemas até a mistura ficar cremosa. Adicione, alternadamente, a farinha e o leite, batendo sempre, de forma a que a última adição seja de farinha. Por fim envolva as claras em castelo e leve a cozer em forno médio, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha. 
 
Cobertura:
125 margarina
450g de açúcar
1.5dl de leite
200g de noz picada
Caramelize o açúcar e retire-o do lume adicionando a margarina, o leite e as nozes. Pique o bolo com um palito e deite a calda em cima. (se quiser recheie também com o mesmo preparado).

Bolo de ananás

Ingredientes:
225 g farinha para bolos
175 g manteiga
175 g açúcar
3 ovo(s) batido(s)
50 g manteiga para untar
50 g açúcar amarelo
400 g ananás em bocados 

Unte uma forma e forre o fundo com papel manteiga untado.  Coloque  a manteiga na forma e leve ao forno, regulado a 190ºc, até derreter.  Retire do forno e polvilhe o fundo com o açúcar. Por cima, distribua os bocados de ananás.
Com a batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura homogénea. Junte os ovos a pouco e pouco, batendo bem após cada adição.
Peneire metade da farinha e envolva bem no preparado anterior. Junte a restante farinha e envolva-a cuidadosamente.
Deite a massa do bolo na forma e leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos.


ENTRADAS

Carne em vinha-d’alhos

Servido no bolo o caco como em cima já referi  ou como entrada, a carne em vinha de alhos constitui uma das receitas tradicionais da ilha na época do Natal.

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco ou entremeada
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de segurelha (tomilho)
2 dl de vinho branco
1 dl de vinagre
sal e pimenta da terra
1 cebola
2 colheres de sopa de banha

Depois de cortar a carne em cubos deixe-a marinar durante dois dias com o vinho, o vinagre, os dentes de alho, a segurelha e o louro, sal e a pimenta numa púcara de barro e adiciona-se à carne de porco, que deve ficar bem coberta pela vinha-d`alhos.
Refogue a cebola na banha e adicione a carne com a marinada e deixa-se cozer.

Lapas grelhadas


Lapas do Doca do Cavacas
 A primeira vez que vi este prato foi nos Açores e confesso que nem sequer a quis provar por não me parecer lá muito apetitoso. Desta  vez já picada e para provar-me destemida lá as trinquei, e fiquei surpreendida, ao invés duras e sem sabor, revelaram-se bastante saborosas e aparentemente fáceis de fazer como demonstra a receita:



 




Ingredientes :
Lapas
manteiga
alho
pimenta (ou piripiri)
limão
vinagre branco

Lave muito bem as lapas para libertarem a areia e coloque-as numa frigideira com o miolo para cima e a casca para baixo. Por cima das lapas, deitamos todos os ingredientes.
Não deixe grelhar apenas até descolarem da casca para não secarem.

CARNE

Espetada d' As Vides
Espetada em pau de louro  

Esta é uma receita tipicamente madeirense e muito conhecida nos arraiais. Eu provei-as no restaurante “As Vides” no Estreito de Câmara de Lobos e só digo que não ficou um pedacinho para contar a história. Acompanhado de Milho frito e do um bom vinho tinto, faz jus à sua celebridade.

Ingredientes: 
Carne de Vaca;
Pau de louro;
Sal q.b.
Alho


Corte a carne em pequenos pedaços e enfie-os no pau de louro.
Tempere com sal e leve a assar nas brasas.

PEIXE

O peixe na Madeira é sempre uma boa opção e o peixe-espada é aqui uma referência. Servido acompanhado de frutas exóticas como  manga, maracujá, banana, este foi dos pratos mais apreciados durante a estadia no restaurante “Doca do Cavacas”, embora o preço não seja extremamente convidativo, justifica-se pela qualidade apresentado.

Filetes de espada com banana

Filete Espada com Mango, Doca do Cavacas
Ingredientes:
8 filetes de peixe-espada
50 g de farinha
1 ovo
50 g de pão ralado
2 dl de óleo
2 bananas da Madeira (ou mangas)
4 maracujás
3 colheres de manteiga
6 colheres de natas
½ colher de sobremesa de Maizena

Versão do filete, mas acompanhado com banana
Derreta a manteiga misture muito bem a polpa do maracujá com as natas e engrosse com a farinha tempere de sal e pimenta. tempere o peixe-espada com o sumo de limão com sal e pimenta passe por farinha, ovo e pão ralado e frite em óleo bem quente, proceda do mesmo modo com a banana. O molho de maracujá poderá ser servido separadamente ou poderá ser colocado por cima dos filetes.
Este prato foi-me servido com legumes, batata e batata-doce, no entanto é comum servir-se acompanhado de milho frito.


ACOMPANHAMENTOS

Milho frito

Ingredientes:
500 g de farinha de milho
2,5 l de água
250 g couve cortada tipo caldo verde
2 clh. sopa de margarina
sal q.b.
óleo

Desfaça 250 g da farinha num pouco de água fria.
Leve a água ao lume com a margarina e o sal e quando esta estiver a ferver, junte a farinha desfeito na água e a couve lavada e bem escorrida. Quando a couve estiver quase cozida, junte a restante farinha de milho, mexa bem e deixe ferver até acabar de cozer mexendo sempre.
Retire do lume e vaze num tabuleiro ou travessas e deixa-se arrefecer (pode ficar de um dia para o outro). Depois de frio, corta-se aos quadradinhos e frita-se em óleo.

SOBREMESAS

Pudim de Maracujá
 
Ingredientes:
1 pacote de gelatina de ananás
1 lata de leite condensado
polpa de cerca de 6 maracujás
2 pacotes de natas

Prepare a gelatina e deixe arrefecer.
Bata as natas e quando estas estiverem consistentes junte a lata de leite condensado.
Adicione os restantes ingredientes e envolva. Leve ao frigorífico.
Sirva regado com polpa de maracujá.

0 comentários: